quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Os Direitos Vão à Escola - Sugestão de leitura


 

Certo dia, a turma do Manuel recebe uns visitantes muito especiais.

Surpreendidos e entusiasmados, meninos e meninas vivem momentos inesquecíveis, e escutam palavras poderosas, que guardarão como um tesouro dentro de si.

Partindo do texto da Declaração Universal dos Direitos da Criança e da Convenção Sobre os Direitos da Criança, este livro convida-te à descoberta dos teus direitos, contribuindo para a divulgação, debate e reflexão sobre os mesmos.

Aguarda-te uma leitura emocionante de um livro repleto de maravilhosas ilustrações.

Conhecer os teus direitos será um verdadeiro prazer!

Vamos ler?


Celeste Almeida Gonçalves

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

As Flores Também Sonham - Sugestão de leitura



Queres conhecer as fantásticas aventuras deste girassol? Voa com ele!


Era uma vez uma bela flor amarela que vivia num jardim junto de outras flores, plantas e árvores. Sempre voltada para o sol, rodando a sua corola, a flor era especial pois além de bela e elegante, também sonhava.

Esta flor recebia diariamente a visita de um menino mágico que tinha grande apreço e admiração por ela.

 Certo dia, depois das palavras elogiosas do menino, a flor, que era um girassol, sentiu um profundo desejo de voar. A sua ânsia de conhecer o mundo para lá do jardim que habitava, de descobrir outros lugares e de viver novas experiências, tornou-se de tal forma intensa que não hesitou em partilhá-la com os seus companheiros.

 Foi então que o amigo gato aconselhou este girassol a contar ao menino mágico o seu sonho de voar.

 Por vezes é preciso magia para que os sonhos aconteçam. O menino mágico compreendeu as razões da grande flor, e concedeu-lhe o poder de voar. Mas a magia não basta. O girassol teve de fazer o seu esforço e empenhar-se para realizar a grande proeza de voar. Coragem e determinação não lhe faltaram. E todos os habitantes do jardim lhe deram ânimo para concretizar o seu sonho.

 O que a seguir se passou foi uma verdadeira e espantosa aventura!

Vamos ler?

Celeste Almeida Gonçalves

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

"A Oliveira Mágica" - sugestão de leitura



Gostas de aventura e emoção? "A Oliveira Mágica" desafia a tua imaginação! 

Francisco vive numa grande cidade, na companhia dos seus pais.

Até que um dia tudo muda. Francisco vai ter de deixar a sua escola, o professor José e os amigos, partindo com a família rumo a uma nova vida.

É na quinta do avô Daniel que conhece a amiga Mariana e vai descobrir um novo mundo, pleno de aventuras e revelações. Francisco viverá toda a beleza e força da natureza e a oliveira mágica transportá-lo-à para uma dimensão fantástica, cheia de emoções.

Um casebre cheio de mistério…um hipotético dragão…interrogações sobre as intrigantes e fascinantes coisas da vida…e a surpreendente natureza!

Este é um livro onde encontras sentimentos como o amor e a amizade, bem como valores como a solidariedade, o respeito pelos outros, por ti próprio e pela natureza.

Vamos ler?

Celeste Almeida Gonçalves

"A Oliveira Mágica" - As perguntas de Francisco e Mariana

 


«Certo dia, uma vizinha veio visitar o avô e trouxe a neta. Mariana era uma miúda da sua idade e, por isso, logo trataram de se conhecer. Francisco simpatizou com ela. Não era manienta e até alinhava nas suas conversas e brincadeiras.

Às vezes, ficavam sentados junto da oliveira e falavam de coisas intrigantes e misteriosas. Era assim que gostava de lhes chamar: «coisas intrigantes e misteriosas». Fazer perguntas e procurar respostas era uma espécie de jogo de que ambos gostavam. Ao princípio, Mariana ficava um pouco desconcertada com as perguntas de Francisco, mas, passado algum tempo, também ela contribuía com interrogações sobre as tais coisas intrigantes e misteriosas. A vida, a morte, o trabalho, a felicidade, os outros, a Natureza, o pensamento e muitos mais assuntos eram, para os dois meninos, motivo de inúmeras questões, para as quais procuravam respostas. 

«Porque é que vivemos? O que é ser feliz? Porque precisamos de trabalhar? Podemos viver uns sem os outros? Seríamos os mesmos sem a existência dos outros? É possível entender tudo? Se alguém entendesse tudo, continuaria a pensar? O que é pensar?» 

Francisco e Mariana entregavam-se a estas e a outras infindáveis perguntas, descobrindo assim o prazer de questionar o mundo. 

Durante estes diálogos, o Cusco assistia serenamente ao entrelaçar de palavras, deitado com o focinho entre as patas e seguindo fixamente cada movimento. 

A grande oliveira parecia compreender a conversa dos dois meninos, abanando suavemente os seus ramos a cada ideia e produzindo um sussurro de brisa com o respirar brando, naqueles dias quentes de verão. A sua sombra e frescura tornavam-na cada vez mais majestosa aos olhos de Francisco.»

In "A Oliveira Mágica"

Celeste Almeida Gonçalves

O que há de novo aqui

De Moçambique, com amor

" D e Moçambique, com amor"                (Direitos reservados) A minha passagem por África – “passagem” será um termo desajustad...